8 de fevereiro de 2011

0 A decomposição do alumínio e seus malefícios

Alumínio é um elemento químico de símbolo Al. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o metal mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções da engenharia aeronáutica. O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço , porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes.

USO: Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.

No Ambiente: O processo de obtenção de alumina causa diversos impactos ambientais,pois o início do processo de obtenção do alumínio começa com a extração do minério de bauxita, que contém de 40 a 60 % de óxido de alumínio e é freqüentemente extraído em campos abertos , exigindo a remoção completa da vegetação e da camada superior do solo. Depois a bauxita é transformada em alumina. Durante este processo há o surgimento de um resíduo chamado lama vermelha. O descarte deste resíduo, que é altamente cáustico, quase sempre com um pH acima de 13,2, é um problema ambiental significativo. Normalmente, ela é despejada em áreas já mineradas. Além de penetrar no lençol freático e nos córregos, a lama vermelha eleva o teor de sódio dos poços artesianos vizinhos. Outros impactos incluem poluição do ar proveniente da refinação da alumina, onde gases, aerossóis cáusticos, e outras poeiras corrosivas são liberados na atmosfera. A queima de óleos com alto teor de enxofre na usina libera gases ácidos, dióxido de enxofre e tri óxido de enxofre, levando a chuva ácida. Um estudo recente associou a poluição causada pelas refinarias de alumina à hipersensibilidade brônquica em crianças. Habitantes locais também atribuem à exposição aos poluentes das usinas de alumina a culpa por doenças cardíacas, distúrbios da fala e convulsões. Então resumindo os impactos são grandes do tipo: florestas destruídas, água contaminada com resíduos de alumínio, vales férteis e ecossistemas inexplorados submersos,populações deslocadas por doenças geradas pela exploração, a perda de habitat de espécies naturais e a contaminação do solo.

Tempo de decomposição: 200 a 500 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails